Leia conosco!

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Biografia de Peter

Olá, leitor! Como está?

Hoje vou falar um pouco sobre Peter, "romance" de Anne Frank.

Peter van Pels (também conhecido como Peter van Daan) nasceu em 8 de novembro de 1926 em Osnabrück, Baixa Saxônia, na Alemanha. Seus pais eram Auguste van Pels (mãe) e Hermann van Pels (pai). Foi um adolescente alemão de origem judaica, vítima do Holocausto.
Em maio de 1940, a Holanda foi ocupada pelo exército da Alemanha e os nazistas passaram a perseguir os judeus. Em 13 de julho de 1942, Peter passou a se refugiar no Anexo Secreto, e assim, surgiu uma relação com Anne Frank.

No começo, Anne tinha visões erradas dele. A primeira coisa que ela escreve em seu diário sobre ele é: “Peter van Daan chegou as nove e meia da manhã. Ele vai fazer dezesseis anos, é um garoto tímido e desajeitado cuja companhia não vai contar muito.”
Anne também conta que ele estuda inglês, francês, taquigrafia em holandês, alemão, correspondência comercial em inglês, marcenaria, economia e às vezes (bem, na verdade, raramente) matemática, e algumas vezes geografia.
Bertel Hess, uma prima de Hermann, dizia que Peter era muito habilidoso, um menino muito dócil e muito tímido.
Em fevereiro de 1944, Peter falou sobre seu plano futuro: ir para as Índias Orientais Holandesas para viver no campo. Ele não tinha um objetivo fixo em mente, se considerava estúpido e sem talento suficiente para conseguir algo melhor.

Em 4 de agosto de 1944, as oito pessoas do esconderijo são presas. Em 3 setembro de 1944, Peter vai para o campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau (que fica na Polônia ocupada pela Alemanha), e em 6 de setembro, Peter chega, conseguindo sobreviver à seleção.
Em janeiro de 1945 o exército avançou para perto. Os nazistas estavam preocupados e decidiram evacuar Auschwitz. Todos os prisioneiros que podiam andar tiveram que ir junto, e Peter podia. Era inverno, e essa evacuação foi chamada de “marcha da morte”, porque muitas pessoas morreram de exaustão (como no caso de Peter) ou baleados pelos guardas. Depois da viagem, ele chegou ao campo de concentração de Mauthausen em 25 de janeiro de 1945 e morreu em 10 de maio de 1945.

Bom, por hoje é só.
Espero que gostem!



 Peter van Pels



Quarto de Peter



 Auguste van Pels (mãe)



 Hermann van Pels (pai)