Não tem como começar a falar de Anne Frank sem falar da parte histórica que seu diário carrega, certo? Então, vamos começar!
Anne viveu numa época em que ninguém queria viver, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A Segunda Guerra veio em consequência da primeira, pois a Alemanha estava em colapso econômico, já que, de acordo com o Tratado de Versalhes, ela arcaria com todas as consequências da Primeira Guerra.
"O agravamento da crise econômica aumentou o sentimento de derrota e fracasso entre alemães e alemãs, que viram nos ideais do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, o Partido Nazista, a saída para a situação enfrentada pelo país. A frente do Partido, fundado em 1920, estava Adolf Hitler, que chegou ao poder em 1933, defendendo ideias como a da superioridade do povo alemão, da culpabilização dos judeus pela crise econômica e da perseguição, isolamento e eliminação dos mesmos e de outros grupos como ciganos, homossexuais e deficientes físicos e mentais. Pregava ainda a teoria do espaço vital (Lebensraum), a qual defendia a unificação do povo alemão, então, disperso pela Europa e seria utilizada como justificativa para o expansionismo nazista."
A guerra começou oficialmente em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia, fazendo com que a França e a Inglaterra declarassem guerra à Alemanha imediatamente.
Dividindo em dois grupos de peso: Aliados (contendo Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Japão e Itália).
Os primeiros anos foram marcados pelas vitórias do Eixo, porém, depois da entrada dos Estados Unidos na guerra e pelo rigoroso inverno russo (que matou boa parte dos soldados alemães) o Eixo sofreu muitas derrotas.
Este triste período acabou em 1945, quando o Eixo assinou o tratado de rendição. Mas antes do término, os Estados Unidos despejou duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, provocando a morte de milhares de japoneses, além de destruir zonas rurais e outros.
Os nazistas alemães construíram campos de concentração e câmaras de gás, onde os judeus (e todos que o governo nazista de Hitler consideravam uma ameaça) sofriam maus tratos e eram mortos em massa. Foi sobre o Holocausto (perseguição) que Anne Frank viveu e morreu e é sobre isso que vamos falar aqui, no nosso blog!
Até mais!
Obs: para saber um pouco mais da vida de Anne, acesse: http://www.annefrank.org/pt/Anne-Frank/O-resumo-da-historia/
Anne Frank |
Judeus em um dos Campos de Concentração |