Leia conosco!

quarta-feira, 26 de julho de 2017

O maligno tifo

Olá, leitor! Como está?

Hoje falarei por meio de um breve texto sobre a causa da morte de Anne, o tifo.
Anne Frank viveu apenas por mais dois anos depois de sua prisão em 1944. 
Primeiro, a levaram com as outras pessoas do anexo secreto para o campo transitório de Westerbork, na Holanda. De lá, para o campo de concentração de Auschwitz, Polônia.
No inverno de 1944, junto com Margot, Anne foi mandada para Bergen-Belsen, um outro campo de concentração que se localizava ao norte da Alemanha, e onde morreram de tifo, uma doença infectocontagiosa e fatal. Esta ocorre quando a bactéria entra em contato com humanos e é normalmente são transmitidas através de vetores (pulgas, piolhos ou carrapatos), que as adquirem por meio de outros animais como, ratos, gatos, gambá, guaxinins e outros.
Os nazistas estavam mantendo milhares de judeus presos naquele campo, que não disponibilizava uma boa qualidade de vida, não tinham alimentos disponíveis e na quantidade ideal para cada pessoa, além de oferecerem condições sanitárias precárias aos presos. Essa junção de fatos foi o motivo de várias mortes e transmissões de vários tipos de doenças.
Dia 15 de abril de 1945, os judeus foram libertados do campo, porém, milhares de prisioneiros foram encontrados mortos e alguns que sobreviveram  foram encontrados seriamente doentes. Com a quantidade de pessoas mortas não conseguiram fazer funerais descentes para cada um, então jogaram os corpos em valas. Anne e Margot estavam nesse grupo de pessoas mortas.

Por hoje é só! 
Até mais!

Pessoas no campo de concentração
Campo de Auschwitz
Túmulo de Margot e Anne




"Pilhas de mortos no campo de concentração Bergen-Belsen em 30 de abril de 1945.
Estima-se que cerca de 100.000 pessoas morreram apenas neste campo" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário