Leia conosco!

quinta-feira, 27 de julho de 2017

A peça fundamental

Olá, leitor! Como está?

Hoje contarei a história de uma das pessoas que mais ajudou os moradores do Anexo, a Miep!


Hermine "Miep" Gies-Santrouschitz nasceu em Viena, em 15 de fevereiro de 1909. Os seus pais enviaram-na para a Holanda após a Primeira Guerra Mundial para que, sob melhores condições, pudesse recuperar-se da tuberculose e subnutrição. Ela gostou tanto da Holanda que os seus pais lhe deram permissão para ficar por lá com a sua família adotiva.
Miep Santruschitz deixou a escola aos 18 anos e encontrou um emprego como assistente de escritório. Quando perdeu seu primeiro emprego em 1933 por causa da crise econômica, teve a sorte de encontrar um novo emprego rapidamente na empresa Nederlandsche Opekta, de Otto Frank - embora este trabalho realmente tenha começado na cozinha. Logo depois, Miep conheceu Edith, a mulher de Otto, e as suas filhas Margot e Anne. Miep e o seu namorado Jan Gies visitavam a família Frank frequentemente e tornaram-se amigos da família.

Durante os dois anos e quase 2 meses que as famílias Frank, Van Pels e o Dr. Pfeffer passaram a se esconder no Anexo Secreto, Miep Gies, como um dos ajudantes, era responsável por suas compras diárias de supermercado. Quando foram capturados pela Schutzstaffel, ela tentou, sem sucesso, subornar o sargento Karl Silberbauer para os libertarem.

Otto Frank acabou por ser o único dos oito esconderijos no Anexo Secreto a sobreviver aos campos de concentração. No verão de 1945, ele tocou a campainha de Miep e Jan Gies. Miep conseguiu dar-lhe o diário de Anne. Depois, Otto Frank teve o trabalho de publicar em 1947. Ele morou com Miep e Jan, incluindo seu filho Paul, que nasceu em 1950, até 1953.

Por hoje é só! 
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário